Reinaldo

Ayrton Senna do Brasil

Há 17 anos, na curva Tamburello na Itália, Ayrton Senna deixou de ser o Héroi das manhãs de Domingo

Acidente a mais 300km/h acabou com a carreira do maior ícone do automobilismo em todos os tempos e deixou uma lacuna jamais preenchida no coração dos fãs da velocidade.
Há 17 anos, o acidente foi em 1º de maio de 1994, uma curva de nome estranho acabou com a vida de um herói brasileiro. Naquela manhã de Domingo, milhões de pessoas pelo Mundo estavam em frente a TV para acompanhar mais uma corrida de Ayrton Senna da Silva e não acreditaram quando a sua Williams passou reto na curva Tamburello a mais de 300km/h. Estarrecidos ficaram todos os torcedores, não só no Brasil, mas em várias partes do Mundo, por que a medida que as notícias iam chegando todos tinham a sensação de estar perdendo um ente querido e não só o seu ídolo.
Do momento do impacto no muro naquela manhã de domingo, o Mundo tinha certeza que jamais esqueceríamos aquele momento de angústia e dor. À notícia da morte se confirmaria horas mais tarde, e foi muito difícil o país acreditar, Todos nós sofremos. Sofremos tanto, que até hoje muitos se lembram exatamente onde estavam e o que faziam no exato momento que receberam a notícia que Ayrton Senna tinha nos deixado.
O tricampeão mundial de Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991) e de longe o mais querido ídolo que o automobilismo brasileiro já teve, largou na frente como era habitual do Grande Prêmio de San Marino, em Imola. Quando sofreu uma quebra na barra de direção, o carro perdeu o controle na curva e bateu muito forte no muro. 
A morte foi confirmada no Hospital Maggiore, em Bolonha (Itália), após frustradas tentativas dos médicos e espera angustiosamente nas horas de aflição. 

Para muitos Senna foi o maior de todos os tempos, o mais arrojado piloto que F-1 conheceu. 
Mas o piloto Senna não era só arrojo e determinção, ele também era coração.
Não pelas belas mulheres com quem manteve relacionamentos, e sim por sua preocupação com a educação das crianças do Brasil.
Ele não teve tempo de colocar em prática seus pensamentos sobre o tema, mas a sua idéia germinou, cresceu e deu muitos frutos, graças ao empenho e dedicação de sua irmã, Viviane Senna.
O Instituto Ayrton Senna é a maior homenagem que o ídolo poderia receber, já que a idéia era do próprio Senna e hoje já auxilia mais de 400 mil crianças e jovens em todo o Brasil. 
Sua importância e carisma no Mundo seletivo da Fórmula 1 é algo grandioso até hoje.
Bernie Ecclestone, não titubeia ao afirmar que Senna foi seguramente o maior da história. Repetidas vezes a imprensa Mundial notícia que para ele, nem o Super campeão Michael Schumacher chega perto do talento que tinha Ayrton Senna do Brasil. 


Ayrton Senna em números
Títulos na Fórmula 13 (1988, 1990 e 1991 - todos com McLaren-Honda)
Vitórias41 
Pole positions65
Pontos614
GPs disputados161
GPs finalizados105
Pódios80
Voltas na liderança2.987
Quilômetros na  liderança13.676
Total de voltas percorridas8.219
Total de quilômetros percorridos37.934
Largadas na primeira fila87
Vitórias com pole position29
Vitórias de ponta a ponta19
Voltas mais rápidas19
Máximo de poles conseguidas em uma só temporada13 (em 1988 e 1989)
Pole positions consecutivas8, nos seguintes GPs: Espanha, Austrália, Brasil, San Marino, Mônaco, México e EUA (1988) e Brasil (1989)




Comentários

Motorista

Motorsport Brasil